O SIGNIFICADO ESPIRITUAL DA QUARESMA

Monica Bounfiglio

A Quaresma é um período instituído pela Igreja Católica que se inicia na Quarta-feira de Cinzas, se estende até o início do Tríduo Pascal e representa para os católicos um período de reflexão.

Jesus, depois do batismo e ter recebido o Espírito Santo, foi para o deserto e tentado por Satã; ao vencê-lo, assumiu sua missão. Mas, o que significa isso? Que o mal realmente existe e que devemos escapar das suas armadilhas.

Quando estamos no deserto, (nosso limite) surge a oportunidade de colocar os joelhos ao solo e buscar Deus com toda sua fé, pois o que vemos atualmente é um vazio, um desespero, uma falta de sentido na vida, pois estamos amando as coisas e usando as pessoas quando deveríamos amar as pessoas e usar as coisas.

Mas como evitar o mal? Ser bem-humorado ajuda bastante. Jung explicava que ao agir desta forma, o bem consegue sobressair ao mal, ou seja, a alegria é um poder maior sobre o anjo contrário, já que muitas vezes não é possível ser caridoso todos os dias; outra possibilidade é fazer parte de uma comunidade religiosa.

O diabo - cuja maior artimanha é fazer crer que não existe -, nos ronda e é fácil reconhecê-lo: é o baixo astral, o empobrecimento da alma ou aquele momento que se faz piada, menospreza, fala-se mal do outro sem trégua, com sentimento de vingança ou ressentimento, além de tentar provar que o outro não presta, não tem valor, roubando o silêncio sagrado e a paz de nosso coração.

Por isso, o importante é "Viver a Quaresma" que significa: arrepender-se de algo, fazer um sacrifício - Sacrum Facere - ou seja, algo sagrado - por amor a Deus, tornar-se mais reflexivo, tentando perdoar, reconciliar e se purificar nos quarenta dias de preparação para a festa da Páscoa. Na Quaresma (especialmente na Quarta-feira de Cinzas) é recomendado o jejum (apenas uma refeição forte uma vez ao dia - dos dezoitos anos até os 59 anos) até as 18h e a abstinência (não comer carne, a partir dos 14 anos).

Neste período, tente se resguardar, ficar mais próximo de Deus e aproveite para estudar, meditar e especialmente perdoar para sair mais fortalecido do seu deserto pessoal.

CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2021

Oração da Campanha da Fraternidade 2021

Deus da vida, da justiça e do amor, Nós Te bendizemos pelo dom da fraternidade e por concederes a graça de vivermos a comunhão na diversidade.

Através desta Campanha da Fraternidade Ecumênica, ajuda-nos a testemunhar a beleza do diálogo como compromisso de amor, criando pontes que unem em vez de muros que separam e geram indiferença e ódio.

Torna-nos pessoas sensíveis e disponíveis para servir a toda a humanidade, em especial, aos mais pobres e fragilizados, a fim de que possamos testemunhar o Teu amor redentor e partilhar suas dores e angústias, suas alegrias e esperanças, caminhando pelas veredas da amorosidade.

Por Jesus Cristo, nossa paz, no Espírito Santo, sopro restaurador da vida. Amém!

Hino da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021

Texto-base da CF 2021