Irmãos e irmãs na fé em Cristo Jesus. Neste ano de 2017 queremos em sintonia com a Igreja no Brasil celebrar o Ano Mariano, somos convidados recordar a devoção a Maria e como Ela nos fala da ternura, do afetivo, do amor e da família. Assim, convidados a descobrir a riqueza do feminino, da mulher no Plano de Deus, em nossa vida, na vida da Igreja. Particularmente somos chamados a sempre mais descobrir porque nós cristãos amamos e veneramos Maria como a Mãe de Jesus, nossa Mãe e Mãe da Igreja.

Sem dúvida, Maria se encontra no coração de Deus Pai, no coração e na vida de Jesus, no coração da Igreja e dos povos. Sua presença na Igreja e na humanidade nos é conhecida. Aparece em Lourdes, para nos pedir conversão. Em Fátima intercede pela conversão da Rússia e da humanidade. No México, Guadalupe, intervém a favor de nossos índios. Em Aparecida, pede para reconhecermos os negros como iguais a todos, etc.  A presença de Maria aparece diretamente à Promessa de Deus no Antigo Testamento, como a Mãe de Cristo e da Igreja no Novo Testamento e como a mediadora entre Deus e o homem na história da Igreja. É por isto que nós cristãos a amamos e a veneramos.

Nesta sintonia de santidade no modelo de Maria, queremos como devotos de Santa Catarina colocar nos pés da mãe toda nossa realidade de sofrimento que enfrentamos no Brasil e particularmente em nosso Rio Grande do Sul. Unidos como comunidade de fé na certeza que não estamos esquecidos, mais, protegidos pela intercessão da Mãe de Deus e nossa mãe. Que esses dias de novena e festividades nos ajudem a superar tudo aquilo que nos afasta do Evangelho causando dor em nosso povo sofrido neste chão brasileiro e abrir um olhar de esperança de tempos melhores para essa nação tão devota da Mãe de Deus.

A Mãe que experimentou a dor intensamente e soube dar um sentido profundo, desde a fé, quer agora consolar todos os seus filhos. Ela sabe de todos os nossos sofrimentos, as nossas preocupações e realmente se compadece e intercede por cada um de nós. Ela se preocupa especialmente por aqueles filhos mais desamparados, os mais pobres, aqueles que mais precisam de seu auxílio e cuidados maternais.

Rezemos à Mãe Aparecida para que nos ajude a permanecer de pé diante da dor e encontrar em Jesus Cristo o sentido e assim o nosso coração transborde de alegria com a certeza de que essa experiência dá frutos de redenção em nossas vidas e na de outros irmãos. E certamente com o consolo da Mãe enfrentaremos e passaremos por toda a experiência de dor.

Que você e sua família venham celebrar conosco esses dias tão intenso da graça de Deus em nossa vida, pois só crescemos em comunidade quando estamos abertos ao Evangelho de Jesus Cristo que nos congrega para unidade na comunhão fraterna entre todos. Sejamos uma comunidade discípula de Jesus Cristo como Maria foi para toda humanidade e modelo de santidade a todos os santos e santas de Deus. Que a Mãe de Deus e Santa Catarina, rogue a Deus por todos nós.

Pe. Luciano H.

Novena em louvor a Santa Catarina – 2017
Tema central: A Bem-aventurada Virgem Maria no mistério da Igreja

• 1º Dia sexta-feira – A grandeza de Deus (Lc 1, 46-49) – 17/11 – 20h00